Esta semana vamos tentar perceber como o Feng Shui pode influenciar a nossa vida e a decoração da nossa casa.
Este é um assunto controverso, pois para os mais cépticos é um tema sem interesse, no entanto para os mais crentes é uma filosofia bastante
interessante.
Portanto, vamos lá desmistificar o tema!
O Feng Shui é uma teoria milenar chinesa de harmonização de ambientes, ou seja, esta filosofia tenta equilibrar as energias dentro de um determinado espaço, para que este traga sorte, harmonia e bem-estar para quem o habita.
Feng e Shui que significam respectivamente vento e água, representam o conhecimento das forças necessárias
para conservar as influências positivas que supostamente estão presentes num espaço e redirecionar as negativas de modo a beneficiar seus usuários
Metaforicamente,
a nossa casa é o nosso “segundo corpo”, assim a maneira como tratamos a nossa casa tem influência no nosso corpo físico e nos acontecimentos que
ocorrem na nossa vida.
Sendo assim, vamos deixar algumas dicas, para que possamos aplicar um bocadinho de Feng Shui nas nossas casas.
- A organização da casa é fundamental para a boa circulação das energias, assim, ter uma casa arrumada e organizada vai resultar em sentimentos de calma e relaxamento.
- Segundo esta teoria, todos os objectos que estejam danificados, inutilizados ou aqueles objectos que nos trazem más recordações devem ser retirados das nossas casas, pois estes podem trazer uma carga adicional de más vibrações.
- Acredita-se que os espelhos potenciam a energia positiva, portanto a utilização de espelhos ns nossa casa é uma boa opção. O único senão é que estes não devem ser colocados em frente á porta da rua, pois reflectem as energias positivas para fora de casa.
- Flores frescas e plantas promovem energias positivas, no entanto flores com espinhos devem ser evitadas.
- Laranjas e limões são portadores de boas energias, portanto, da próxima vez que fizerem um arranjo para as vossas casas, inovem e coloquem estes frutos como elementos decorativos.
- Esta teoria defende que não devemos ter plantas mortas á porta da nossa casa, por isso, toca a conferir os vasos que normalmente colocamos nas entradas, se as plantas estiverem secas, convém retirar.
- As áreas de trabalho e descanso devem estar devidamente separadas, caso contrário, o nosso repouso pode ser perturbado.
O quarto
O nosso quarto é sem dúvida uma das divisões mais importantes da nossa casa, por isso, deixamos umas dicas especiais para este espaço.
Dentro das várias escolas do Feng Shui existem diversas opiniões acerca do posicionamento dos objectos dentro do quarto, no entanto, praticamente todas são unanimes numa questão, a nossa cama nunca deve estar posicionada com os pés para a porta, chama-se a esta posição a posição de morte.
Podemos encontrar as posições mais correctas neste desenho.
Relativamente á orientação da cama, esta deve depender de nós próprios e da forma como nos sentimos mais confortáveis, no entanto, existem algumas crenças face a orientações especificas, como por exemplo,
- Oeste - Quando a nossa cama está virada para esta direcção, temos criadas condições para uma boa noite de sono. Esta direcção simboliza contentamento, no entanto, este sentimento pode trazer preguiça e baixa motivação, logo, não é ideal para quem está em inicio de carreira. É mais aconselhável para aquelas pessoas que já têm a vida estabilizada e precisam de paz e serenidade.
- Este - Esta direcção promove a energia e a vitalidade. É ideal para jovens, para pessoas que estão em novas estapas nas suas vidas e para pessoas que estão em inicio de carreira. Traz sentimentos de ambição, crescimento e expansão na carreira.
Por último deixamos algumas considerações a ter em conta na decoração do nosso quarto, segundo o Feng Shui,
- Mais uma vez a organização e arrumação deste espaço é fundamental para assegurar a harmonia e livre circulação das energias.
- Não devemos guardar nada debaixo da nossa cama, para não perturbar a circulação das boas vibrações.
- Se tivermos sofás ou cadeiras no quarto, estas devem estar sempre posicionadas com as costas para a parede.
- Todas as fotos existentes no quarto devem ser do dono do quarto, ou no caso de um casal, as fotos devem ser única e exclusivamente do casal. O nosso quarto é nosso espaço, devemos apenas trazer para ele as nossas energias.
- Flores e plantas são também fontes de energias positivas e portanto aconselháveis para a decoração do quarto.
- Durante a noite as portas do quarto e do armário devem estar devidamente fechadas para que haja uma boa circulação das energias.
Apesar termos dado mais importância ao quarto, o Feng Shui pode ser aplicado em todas as divisões da casa.
Salientamos, que estas teorias não estão provadas cientificamente, são crenças que surgiram na China á cerca de 5000 anos e que ultimamente têm-se difundido pelo mundo inteiro, no entanto não há provas cientificas de que sejam estritamente verdadeiras.
Esperamos que tenham gostado e aguardamos os vossos comentários!
Para terminar deixamos algumas imagens de decoração com Feng Shui! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário